ESTÁGIO OU JOVEM APRENDIZ?

Com o IEL você descobre

ESTÁGIO: O estabelecimento de qualquer natureza, que tenha pelo menos 1 (um) funcionário, o estagiário precisa estar cursando Ensino médio,superior ou Técnico.

JOVEM APRENDIZ: Os estabelecimentos de qualquer natureza, que tenham pelo menos 7 (sete) empregados, são obrigados a contratar aprendizes. As empresas públicas e as sociedades de economia mista também estão obrigadas a contratar aprendizes.

Estágio: 16 anos (mínima)

Jovem Aprendiz: 14 anos (mínima)

Estágio: O estagiário deve ter matrícula e frequência regulares, deve ser assinado um Termo de Compromisso de Estático entre o estagiário, a empresa que concede o estágio e a instituição de ensino e deve haver compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso.

Jovem Aprendiz: Exigido por lei (art. 429 da CLT). As empresas públicas e as sociedades de economia mista são obrigadas a contratar aprendizes. O jovem aprendiz, tem que ter entre 14 a 24 anos incompletos, para poder se cadastrar, precisa estar estudando tanto no fundamental ou no ensino médio e estar matriculado em uma escola técnica conveniada com a empresa em que irá exercer trabalho.

Estágio: contrato de trabalho que não oferece vínculo empregatício. Desta maneira, a empresa e o estudante assinam um termo de compromisso, onde estão definidas as atividades exercidas no trabalho. Vale ressaltar que esse tipo de contrato é voltado para a aprendizagem do estudante na prática.

Jovem Aprendiz: 428 da CLT, o contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 e menor de 24 anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação.

Estágio: O contrato de estágio não oferece vínculo empregatício, possibilita a entrada de novos talentos para as empresas, o programa de estágio representa a possibilidade de recrutar, capacitar e descobrir novos talentos para compor o quadro de funcionários. Parcerias de ensino; Multiplica conhecimento; Renovação experiente; Agregar valor à empresa;

Jovem Aprendiz: Pagamento de apenas 2% do FGTS; Isenção de multa rescisória; Dispensa de aviso prévio remunerado; Oferta de aprendizado aos candidatos; Formação do perfil profissional do jovem, sendo possível alinhá-lo mais facilmente à cultura da empresa; Promoção de oportunidades aos novos profissionais do mercado

Estágio: É através do estágio que os estudantes podem ter o primeiro contato com o mercado de trabalho já dentro da área de atuação escolhida. Essa primeira experiência será marcante na concepção que ele terá da profissão e na carreira que optará por seguir, além de proporcionar a construção da experiência que o mercado exige.

Jovem Aprendiz: O programa Jovem Aprendiz é a porta de entrada para muitos jovens que estão em busca de uma primeira vivência e experiência no mercado de trabalho, contribui para a inclusão social e desenvolvimento de novas habilidades.


IEL Goiás em números

MAIS DE

89.051

estagiários encaminhados para vagas em 2021

MAIS DE

18.483

alunos realizaram estágio

durante o ano de 2021.

MAIS DE

18.483

alunos realizaram estágio

durante o ano de 2021.

MAIS DE

51.436

estagiários encaminhados

para vagas em 2022, até

o presente dia.

MAIS DE

16.172

alunos realizaram/realizam

estágio durante o ano de

2022, até o presente dia.

MAIS DE

20.506

empresas abriram vagas

de estágio em 2021.

MAIS DE

20.506

empresas abriram vagas

de estágio em 2021.

MAIS DE

1.939

Jovens Aprendizes

foram contratados durante

o ano de 2021.

MAIS DE

13.421

empresas abriram vagas

de estágio em 2022 até

o presente dia..


MAIS DE

13.421

empresas abriram vagas

de estágio em 2022 até

o presente dia..


MAIS DE

1.632

Jovens Aprendizes foram

contratados durante o ano

de 2022, até o presente dia.